16 de julho de 2016

ESCOLHENDO O PAINEL FOTOVOLTAICO

1 – Garantia do Painel Fotovoltaico (Placa Fotovoltaica)

Não é possível determinar a qualidade do painel fotovoltaico (placa fotovoltaica) apenas olhando um orçamento, é necessário olhar a ficha técnica dele.  A grande maioria dos painéis fotovoltaicos (placas fotovoltaicas) tem garantia de potência mínima de 25 anos a 80% de sua potência original. O critério principal é verificar se a garantia é apoiada por uma entidade brasileira que terá que cumprir as leis de proteção do consumidor caso haja alguma falha no desempenho do seu painel fotovoltaico.  Pergunte ao seu instalador como lidar em caso de um painel fotovoltaico defeituoso, pergunte a si mesmo se aquela empresa estará lá pelos próximos 10, 20 anos para lhe auxiliar caso isso aconteça.

2 – Eficiência do Painel Fotovoltaico

Quando falamos em eficiência do painel solar fotovoltaico (placa fotovoltaica), estamos falando na porcentagem (%) de energia do sol que atinge a superfície do painel fotovoltaico e é transformada em energia elétrica para o nosso consumo. Ou seja, quantos Watts/hora por m2 o seu painel solar gera.

O quão maior é a eficiência do painel fotovoltaico, mais Watts por metro quadrado o seu sistema fotovoltaico vai gerar.

O quão maior é a eficiência do painel fotovoltaico, menor é o painel solar fotovoltaico para a mesma produção de energia.

Isso quer dizer que você deve escolher o painel fotovoltacio mais eficiente? Não é tão simples assim, o quão mais eficiente é o seu painel solar fotovoltaico, mais caro ele é também pode ser.  Portanto, se o preço é o que lhe interessa, vale fazer a conta de R$ por Watt.

Se você gosta de produtos “Premium” ou se o seu espaço disponível para receber painéis fotovoltaicos é limitado, então procure por painéis fotovoltaicos mais eficientes no mercado.

Para painéis fotovoltaicos de Silício cristalino (os painéis mais utilizados no mercado), a eficiência comercial vai de 13% a 16%, sendo que quando a eficiência indicada for maior que 16% ele é considerado um painel solar fotovoltaico (placa fotovoltaica) “premium”.

3 – Fabricante do Painel Fotovoltaico

Existem centenas de fabricantes de painel solar fotovoltaico no mundo e a maioria dos painéis fotovoltaicos (placas fotovoltaicas) ainda é importada.
Faça uma rápida pesquisa no Google sobre o fabricante do painel fotovoltaico. Como é o site dele? Existe uma seção de garantias no site deles? Eles têm escritório no Brasil? Existe alguma reclamação sobre esse fabricante?

4 – Tipo de Painel Fotovoltaico

É um Painel Solar fotovoltaico mono-cristalino, multi-cristalino, filme fino ou outra tecnologia? Os tipos de painéis solares fotovoltaicos (placas fotovoltaicas) e seus prós e contras são discutidos na seção do link acima. Certifique-se de que você está feliz com a tecnologia que você esta escolhendo.

5 – Tolerância de Potência do Painel Fotovoltaico

Esta é a variação entre a potência indicada na folha técnica e, a energia real gerada. Por exemplo, um painel solar fotovoltaico de 165W com uma tolerância de + 5/ – 5% poderá produzir qualquer coisa de 156.75W até 173.25W.

Esteja ciente deste número, uma vez que ele irá afetar diretamente a quantidade de energia que você vai gerar.

Alguns fabricantes de painel fotovoltaico (placa fotovoltaica) possuem garantia de “tolerância positiva” , isso significa que a produção de energia é garantida ser, pelo menos, o que esta especificado no painel solar. Por exemplo: um painel solar fotovoltaico com potência especificada de 200W e uma tolerância de +5% / -0% irá produzir um mínimo de 200W e uma máxima de 210W.

6 – Qualidade da “moldura” de alumínio do Painel Fotovoltaico

O quadro de alumínio, que vai ao redor do painel solar fotovoltaico é um bom indicador da qualidade geral da fabricação do painel fotovoltaico.

Olhe para os cantos. Eles estão perfeitamente unidos? A moldura foi colada (não é aconselhável), aparafusada ou soldada nos cantos?

Se a aparência é importante para você – então procure um painel fotovoltaico que foi anodizado em preto – eles são lindos! (mas podem custar mais caro)

7- A Camada Inferior do Painel Fotovoltaico (Backsheet)

Todos os painéis solares fotovoltaicos (placas fotovoltaicas) têm uma folha inferior de plástico coladas na parte de trás do painel fotovoltaico para proteger as células fotovoltaicas. Se a folha estiver com bolhas de ar ou sinais de que vem descolando isso é sinal de um painel fotovoltaico de baixa qualidade.

8 – Diodos Bypass do Painel Fotovoltaico

Se o seu painel fotovoltaico for mono ou multi cristalino então os diodos de Bypass são obrigatórios. Eles são diodos que custam alguns centavos cada um e são colocados em cada “série  de células fotovoltaicas” na parte de trás do painel solar fotovoltaico. Se você não tem diodos de bypass, uma pequena sombra em uma pequena parte do seu painel solar fotovoltaico pode afetar a produção de energia do painel todo.

9 – Custo do Painel Fotovoltaico

O Cálculo óbvio de se fazer é calcular quantos “Watts” por “R$” você esta comprando.
Lembre-se, na maioria das vezes você recebe pelo o que você paga, portanto seja cauteloso ao escolher um sistema solar apenas pelo preço. Entretanto, existem promoções e alguns fornecedores realmente têm preços de placas fotovoltaicas mais competitivos que outros. Apenas tenha certeza de comparar corretamente levando em conta garantia, serviços, produto, qualidade etc…
Nota: o custo dos sistemas de energia solar pode ser substancialmente afetado pela dificuldade da instalação. (quanto mais difícil for de instalar mais caro ele será).

10 – Coeficiente de temperatura do Painel Fotovoltaico

Isto é especialmente importante no Brasil!

O coeficiente de temperatura é um número que descreve a forma como o painel solar fotovoltaico lida com temperaturas quentes – onde quente é definido como uma temperatura maior que 25 graus Celsius.

As unidades deste coeficiente são expressas em “%” por graus “C”

Quanto menor esse número, melhor!

Quanto mais sol você tiver em seu telhado mais energia você poderá gerar. Não se este número é muito alto …Quanto maior este número, menos energia ele irá produzir em dias muito quentes, quando o sol está em pleno vigor!

Um coeficiente de temperatura alto é um sinal de um painel de baixa qualidade. Um número razoável é entre 0,4 e 0,5%. Acima de 0,6% é um sinal de alerta. Entre 0,45 e 0,3%, é sinal de um excelente painel solar fotovoltaico.

fonte: Portal Solar